Agora ficou mais fácil conquistar a sua 1ª licenciatura
Aproveite condições especiais para alunos ITEQ

Objetivo

I – Atuar com ética e compromisso com vistas à construção de uma sociedade justa, equânime, igualitária;
II – Compreender, cuidar e educar crianças de zero a cinco anos, de forma a contribuir, para o seu desenvolvimento nas dimensões, entre outras, física, psicológica, intelectual, social;
III – fortalecer o desenvolvimento e as aprendizagens de crianças do Ensino Fundamental, assim como daqueles que não tiveram oportunidade de escolarização na idade própria;
IV – Trabalhar, em espaços escolares e não-escolares, na promoção da aprendizagem de sujeitos em diferentes fases do desenvolvimento humano, em diversos níveis e modalidades do processo educativo;
V – Reconhecer e respeitar as manifestações e necessidades físicas, cognitivas, emocionais, afetivas dos educandos nas suas relações individuais e coletivas;
VI – Ensinar Língua Portuguesa, Matemática, Ciências, História, Geografia, Artes, Educação Física, de forma interdisciplinar e adequada às diferentes fases do desenvolvimento humano;
VII – Relacionar as linguagens dos meios de comunicação à educação, nos processos didático-pedagógicos, demonstrando domínio das tecnologias de informação e comunicação adequadas ao desenvolvimento de aprendizagens significativas;
VIII – Promover e facilitar relações de cooperação entre a instituição educativa, a família e a comunidade;
IX – Identificar problemas socioculturais e educacionais com postura investigativa, integrativa e propositiva em face de realidades complexas, com vistas a contribuir para superação de exclusões sociais, étnico-raciais, econômicas, culturais, religiosas, políticas e outras;
X – Demonstrar consciência da diversidade, respeitando as diferenças de natureza ambiental-ecológica, étnico-racial, de gêneros, faixas geracionais, classes sociais, religiões, necessidades especiais, escolhas sexuais, entre outras;
XI – Desenvolver trabalho em equipe, estabelecendo diálogo entre a área educacional e as demais áreas do conhecimento;
XII – Participar da gestão das instituições contribuindo para elaboração, implementação, coordenação, acompanhamento e avaliação do projeto pedagógico;
XIII – Participar da gestão das instituições planejando, executando, acompanhando e avaliando projetos e programas educacionais, em ambientes escolares e não-escolares.

Público Alvo

Para ingresso na graduação, o candidato deverá ter concluído o ensino médio até a data do início do curso, tendo que apresentar, obrigatoriamente o diploma e histórico desta etapa da educação básica para iniciar a educação superior.
O curso destina-se também a graduados e licenciados em diferentes áreas que queiram ampliar suas reflexões sobre o processo educativo.

Matriz Curricular

Introdução a educação à Distância
Leitura e Interpretação de Texto
Filosofia
Fundamentos da Matemática Elementar
Práticas Curriculares I
Introdução ao Cálculo
Psicologia da Educação
Política Educacional da Educação Básica
Representações e Fundamentos geométricos
Práticas Curriculares II
Libras
Cálculo e Aplicações I
Diversidade e Educação
Interfaces da Física com a Matemática I
Novas Tecnologias Aplicadas à Educação
Práticas Curriculares III
Probabilidade e Estatística para Licenciatura I
Cálculo e Aplicações II
Metodologia da Pesquisa I
Interfaces da Física com a Matemática I
Metodologia do Ensino da Matemática I
Desenvolvimento do Pensamento Algébrico e Geométrico
Práticas Curriculares IV
Cálculo e Aplicações III
Interfaces da Física com a matemática II
Probabilidade e Estatística para Licenciatura II
Didática da Matemática I
Vetores e Geometria Analítica
Metodologia do Ensino da Matemática II
Práticas Curriculares V
Cálculo e Aplicações IV
Desenvolvimento Curricular em Matemática
Probabilidade e estatística para Licenciatura III
Didática da Matemática II
Práticas Curriculares VI
História e Filosofia da Ciência
Teoria dos Números
Laboratório de Matemática
Geometria Plana e Espacial
Álgebra Linear e Aplicações
Estágio Curricular Supervisionado Obrigatório I
Práticas Curriculares VII
Análise Matemática para Licenciatura
Metodologia da Pesquisa II
Números e funções na Educação Básica
História da Matemática
Estágio Curricular Supervisionado Obrigatório II
Práticas Curriculares VIII
Atividades Complementares

Pré-Requisitos

Para ingresso na graduação, o candidato deverá ter concluído o ensino médio até a data do início do curso, tendo que apresentar, obrigatoriamente o diploma e histórico desta etapa da educação básica para iniciar a educação superior.
O curso destina-se também a graduados e licenciados em diferentes áreas que queiram ampliar suas reflexões sobre o processo educativo

Diferenciais

Professores altamente engajados;
Professores mestres e doutores;
Biblioteca física e virtual com uma multiplicidade de títulos e possibilidades de pesquisa e aprofundamento.

Mercado de trabalho

Ao término do curso, nosso aluno estará apto a lecionar disciplinas relacionadas às ciências matemáticas em escolas de ensino fundamental e ensino médio, cursos livres, cursinhos de pré-vestibular e preparatório para concursos.

• Também estará apto a produzir materiais didáticos relacionados às ciências matemáticas, além de atuar em pesquisas científicas e laboratórios de ensino.
• Será capaz de transmitir os seus conhecimentos com clareza, ética e consciência, respeitando as aptidões dos alunos e fazendo uso de estratégias, técnicas e metodologias apropriadas ao processo de ensino-aprendizagem.
• Como profissional com licenciatura em matemática, será capaz de coordenar unidades de ensino nas áreas de exatas.

Área de atuação

O campo de atuação dos profissionais com licenciatura em Matemática é bastante amplo e repleto de oportunidades. Você poderá lecionar em escolas de Ensino Fundamental e Médio, organizações sociais, cursos livres e pré-vestibulares. Além disso, você poderá dedicar-se à pesquisa científica e atuar nas áreas de administração e coordenação escolar. Há oportunidades em empresas privadas e organizações públicas. Atua também em pesquisas científicas, em ciências puras e aplicadas, sendo as pesquisas tanto acadêmicas como profissionais.

Duração:

4 anos

Carga Horária:

3.880 horas

Objetivo

Artes visuais é uma área que abrange qualquer forma de representação visual de cor e forma. As representações visuais dramáticas, como cinema, teatro e música, também se encaixam nessa área
Segundo a revista Guida da Carreira, os primeiros cursos foram criados na década de 70 e tinham como objetivo formar educadores de Artes Cênicas, Desenho, Artes Plásticas e Música.
No curso de graduação de Artes Visuais os estudantes apreendem a desenvolver a percepção, reflexão, produção e crítica. Muitas instituições exigem que o futuro aluno passe por uma prova de aptidão, ou prova de Habilidades Específicas.
O curso de Artes visuais possui duração de 4 anos nas Faculdades Paulistanas e grande parte da sua carga horária é composta por matérias práticas de desenho, pintura e imagens digitais, entre outras.

Público Alvo

As artes são, sem dúvidas, um dos segmentos mais belos e criativo nos quais uma pessoa pode escolher para seguir em sua carreira profissional. Os tipos de artes visuais são diversos, estendendo-se desde a fotografia, até pintura, ilustração, tipografia, gravura, arte conceitual e muitos outros que você pode se identificar e seguir carreira.
Para ingresso na graduação, o candidato deverá ter concluído o ensino médio até a data do início do curso, tendo que apresentar, obrigatoriamente o diploma e histórico desta etapa da educação básica para iniciar a educação superior.

Matriz Curricular

Introdução a educação à Distância
Leitura e Interpretação de Texto
Filosofia
Psicologia da Educação
Práticas Curriculares I
Estudos Culturais em Educação
Ludicidade e Desenvolvimento da Pessoa
Política Educacional da Educação Básica
Estética e História da Arte I
Práticas Curriculares II
Estética e História da Arte II
Sistemas de Representação Gráfica I
Diversidade e Educação
Fundamentos da Linguagem Visual
Novas Tecnologias Aplicadas à Educação
Práticas Curriculares III
Libras
Sistemas de Representação Gráfica II
Metodologia da Pesquisa I
Teoria da Imagem
Antropologia e Cultura
Práticas Curriculares IV
Metodologia do Ensino das Linguagens Artísticas I
Pesquisa de Materiais Expressivos
Arte Brasileira e Cultura
Linguagem do Corpo (psicomotricidade e movimento)
Percepção Bidimensional
Fundamentos da Linguagem Digital I
Práticas Curriculares V
Metodologia do Ensino das Linguagens Artísticas II
Atelier de Xilogravura
Fundamentos da Linguagem Digital II
Linguagem Pictórica
Práticas Curriculares VI
Atelier de Serigrafia
Oficina de Criação Tridimensional
Fotografia
Iniciação a Pintura
Escultura
Estágio Curricular Supervisionado Obrigatório I
Práticas Curriculares VII
Arte Urbana
Metodologia da Pesquisa II
Gravuras
Cerâmicas
Estágio Curricular Supervisionado Obrigatório II
Práticas Curriculares VIII
Atividades Complementares

Diferenciais

Biblioteca física e virtual com uma multiplicidade de títulos e possibilidades de pesquisa e aprofundamento;
Laboratório de prototipagem equipado com impressora 3D em parceria com a faculdade FATAC;
Alta empregabilidade no mercado, atendendo as suas demandas específicas.
Professores mestres e doutores.

Mercado de trabalho

Com a atualização do currículo programático e a inclusão das mídias digitais, o mercado de trabalho para o formado no curso de Artes Visuais é promissor. Criatividade e produtividade são as principais características que as empresas esperam desse profissional.

Área de atuação

O campo de trabalho é amplo e quem se forma em Artes Visuais pode trabalhar em áreas como:

Indústria têxtil – Criação de novas estampas e renovação da linha de produtos, entre outras atividades.
Eventos Culturais – Seleção e classificação das obras de uma exposição ou evento cultural.
Restauração – Nesta profissão o objetivo principal é devolver as características originais de objetos de arte antigos ou deteriorados.
Multimídia – Elaboração de vinhetas, desenhos animados ou ilustrações para emissoras de TV, sites ou qualquer forma de exibição pública.
Docência – Os formados em licenciatura podem ser professores no ensino básico (fundamental e médio) em escolas públicas ou privadas. Também é possível lecionar em cursos livres para todas as faixas etárias.

Duração:

4 anos

Carga Horária:

3.880 horas

Objetivo

O curso da FAEP está de acordo com as Diretrizes Curriculares Nacionais para cursos de Matemática, desenvolvendo em nossos alunos seu papel social de educador e a visão acerca da contribuição que a aprendizagem da Matemática pode oferecer à formação dos indivíduos para o exercício de sua cidadania, trabalhando para que o conhecimento matemático seja acessível a todos.
Curso lecionado por professores especializados na área, atuantes no mercado de trabalho.

Público Alvo

Para ingresso na graduação, o candidato deverá ter concluído o ensino médio até a data do início do curso, tendo que apresentar, obrigatoriamente o diploma e histórico desta etapa da educação básica para iniciar a educação superior.
O curso destina-se também a graduados e licenciados em diferentes áreas que queiram ampliar suas reflexões sobre o processo educativo

Matriz Curricular

Introdução a educação à Distância
Leitura e Interpretação de Texto
Filosofia
Fundamentos da Matemática Elementar
Práticas Curriculares I
Introdução ao Cálculo
Psicologia da Educação
Política Educacional da Educação Básica
Representações e Fundamentos geométricos
Práticas Curriculares II
Libras
Cálculo e Aplicações I
Diversidade e Educação
Interfaces da Física com a Matemática I
Novas Tecnologias Aplicadas à Educação
Práticas Curriculares III
Probabilidade e Estatística para Licenciatura I
Cálculo e Aplicações II
Metodologia da Pesquisa I
Interfaces da Física com a Matemática I
Metodologia do Ensino da Matemática I
Desenvolvimento do Pensamento Algébrico e Geométrico
Práticas Curriculares IV
Cálculo e Aplicações III
Interfaces da Física com a matemática II
Probabilidade e Estatística para Licenciatura II
Didática da Matemática I
Vetores e Geometria Analítica
Metodologia do Ensino da Matemática II
Práticas Curriculares V
Cálculo e Aplicações IV
Desenvolvimento Curricular em Matemática
Probabilidade e estatística para Licenciatura III
Didática da Matemática II
Práticas Curriculares VI
História e Filosofia da Ciência
Teoria dos Números
Laboratório de Matemática
Geometria Plana e Espacial
Álgebra Linear e Aplicações
Estágio Curricular Supervisionado Obrigatório I
Práticas Curriculares VII
Análise Matemática para Licenciatura
Metodologia da Pesquisa II
Números e funções na Educação Básica
História da Matemática
Estágio Curricular Supervisionado Obrigatório II
Práticas Curriculares VIII
Atividades Complementares

Pré-Requisitos

Para ingresso na graduação, o candidato deverá ter concluído o ensino médio até a data do início do curso, tendo que apresentar, obrigatoriamente o diploma e histórico desta etapa da educação básica para iniciar a educação superior.
O curso destina-se também a graduados e licenciados em diferentes áreas que queiram ampliar suas reflexões sobre o processo educativo

Diferenciais

Professores altamente engajados;
Professores mestres e doutores;
Biblioteca física e virtual com uma multiplicidade de títulos e possibilidades de pesquisa e aprofundamento.

Mercado de trabalho

Ao término do curso, nosso aluno estará apto a lecionar disciplinas relacionadas às ciências matemáticas em escolas de ensino fundamental e ensino médio, cursos livres, cursinhos de pré-vestibular e preparatório para concursos.

• Também estará apto a produzir materiais didáticos relacionados às ciências matemáticas, além de atuar em pesquisas científicas e laboratórios de ensino.
• Será capaz de transmitir os seus conhecimentos com clareza, ética e consciência, respeitando as aptidões dos alunos e fazendo uso de estratégias, técnicas e metodologias apropriadas ao processo de ensino-aprendizagem.
• Como profissional com licenciatura em matemática, será capaz de coordenar unidades de ensino nas áreas de exatas.

Área de atuação

O campo de atuação dos profissionais com licenciatura em Matemática é bastante amplo e repleto de oportunidades. Você poderá lecionar em escolas de Ensino Fundamental e Médio, organizações sociais, cursos livres e pré-vestibulares. Além disso, você poderá dedicar-se à pesquisa científica e atuar nas áreas de administração e coordenação escolar. Há oportunidades em empresas privadas e organizações públicas. Atua também em pesquisas científicas, em ciências puras e aplicadas, sendo as pesquisas tanto acadêmicas como profissionais.

Duração:

4 anos

Carga Horária:

3.880 horas

Objetivo

Tem por objetivo capacitar o aluno a identificar, por meio de métodos, técnicas e práticas modernas, a importância das pessoas no contexto de uma organização, tornando-o competente para atuar nos diversos subsistemas que integram a área de Recursos Humanos das empresas.

Público Alvo

Planeja e gerencia sistemas de gestão de pessoas, tais como recrutamento e seleção, cargos e salários, treinamento e desenvolvimento, rotinas de pessoal e benefícios. Desenvolve planos de carreira. Promove o desenvolvimento do comportamento individual (motivação), de grupo (negociação, liderança, poder e conflitos) e organizacionais (cultura, estrutura e tecnologias). Planeja programas de qualidade de vida no trabalho. Específica e gerencia sistemas de avaliação de desempenho dos colaboradores da organização. Avalia a necessidade de contratação de novos colaboradores. Avalia e emite parecer técnico em sua área de formação.

Matriz Curricular

1° SEMESTRE
Psicologia e Comportamento organizacional
Teoria Geral das Organizações
Comunicação e Expressão
Matemática Aplicada
Ética e Cidadania (EAD)

2° SEMESTRE
Matemática Financeira
Introdução a Contabilidade
Negociação e Gerenciamento de Conflitos
Gestão de Custos
Fundamentos da Economia
Sociedade Contemporânea e Desenvolvimento Sustentável (EAD)

3° SEMESTRE
Metodologia Científica
Gestão de Pessoas
Princípios Jurídicos nas Organizações
Estatística
Gestão de Competências organizacionais
Cultura e Literatura Africana e Indígena (EAD)

4° SEMESTRE
Cultura e Mudança organizacional
Consultoria em Recursos Humanos
Organizações e Relações de Trabalho
Sistemas de Informações Gerenciais
Saúde, Segurança, Higiene e Medicina do Trabalho (EAD)

Diferenciais

O curso destaca – se pelas diferenças importantes no trabalho de formação:
Pelos profissionais especialistas e com experiência na área de recursos humanos que trabalham situações – problema e discussão de casos reais envolvendo as articulações dentro de uma empresa ou instituição;
Acompanhamento dos alunos para respeitar suas formas de aprendizagem e possibilitar a organização e planejamento de sua carreira.
Produção de pesquisa sobre a realidade corporativa, possibilitando reflexões teóricas e práticas no campo da gestão de recursos humanos.
Biblioteca física e virtual com uma multiplicidade de títulos e possibilidades de pesquisa e aprofundamento
Alta empregabilidade no mercado, atendendo as suas demandas específicas.
Elevado custo benefício: tempo de duração mais curto e certificado com validade.

Mercado de trabalho

As mudanças sociais, econômicas e políticas obrigam as empresas a repensarem as suas formas de participação das pessoas na organização e em suas decisões, colaborando com os objetivos institucionais. neste sentido, abre–se um espaço no mercado de trabalho para um profissional que atue como organizador das demandas referentes à gestão dos recursos humanos.
esse profissional trabalha em empresas de diferentes portes, consultorias e instituições diferenciadas os profissionais que atuam na gestão de recursos humanos podem trabalhar em:

• Planejamento de gestão mais humanizada nas empresas;
• Encontro entre empresas como consultor ou intermediário;
• Ações entre funcionários e destes com a diretoria das empresas, envolvendo dinâmicas e propostas de melhoria nas articulações e gestão de conflitos.

Área de atuação

Empresas de planejamento, desenvolvimento de projetos, assessoramento técnico e consultoria.
Empresas em geral (indústria, comércio e serviços).
Órgãos públicos.
Institutos e Centros de Pesquisa.
Instituições de Ensino, mediante formação requerida pela legislação vigente

Duração:

2anos

Carga Horária:

1.920 horas

Objetivo

I – Atuar com ética e compromisso com vistas à construção de uma sociedade justa, equânime, igualitária;
II – Compreender, cuidar e educar crianças de zero a cinco anos, de forma a contribuir, para o seu desenvolvimento nas dimensões, entre outras, física, psicológica, intelectual, social;
III – fortalecer o desenvolvimento e as aprendizagens de crianças do Ensino Fundamental, assim como daqueles que não tiveram oportunidade de escolarização na idade própria;
IV – Trabalhar, em espaços escolares e não-escolares, na promoção da aprendizagem de sujeitos em diferentes fases do desenvolvimento humano, em diversos níveis e modalidades do processo educativo;
V – Reconhecer e respeitar as manifestações e necessidades físicas, cognitivas, emocionais, afetivas dos educandos nas suas relações individuais e coletivas;
VI – Ensinar Língua Portuguesa, Matemática, Ciências, História, Geografia, Artes, Educação Física, de forma interdisciplinar e adequada às diferentes fases do desenvolvimento humano;
VII – Relacionar as linguagens dos meios de comunicação à educação, nos processos didático-pedagógicos, demonstrando domínio das tecnologias de informação e comunicação adequadas ao desenvolvimento de aprendizagens significativas;
VIII – Promover e facilitar relações de cooperação entre a instituição educativa, a família e a comunidade;
IX – Identificar problemas socioculturais e educacionais com postura investigativa, integrativa e propositiva em face de realidades complexas, com vistas a contribuir para superação de exclusões sociais, étnico-raciais, econômicas, culturais, religiosas, políticas e outras;
X – Demonstrar consciência da diversidade, respeitando as diferenças de natureza ambiental-ecológica, étnico-racial, de gêneros, faixas geracionais, classes sociais, religiões, necessidades especiais, escolhas sexuais, entre outras;
XI – Desenvolver trabalho em equipe, estabelecendo diálogo entre a área educacional e as demais áreas do conhecimento;
XII – Participar da gestão das instituições contribuindo para elaboração, implementação, coordenação, acompanhamento e avaliação do projeto pedagógico;
XIII – Participar da gestão das instituições planejando, executando, acompanhando e avaliando projetos e programas educacionais, em ambientes escolares e não-escolares.

Público Alvo

Para ingresso na graduação, o candidato deverá ter concluído o ensino médio até a data do início do curso, tendo que apresentar, obrigatoriamente o diploma e histórico desta etapa da educação básica para iniciar a educação superior.
O curso destina-se também a graduados e licenciados em diferentes áreas que queiram ampliar suas reflexões sobre o processo educativo.

Matriz Curricular

Introdução a educação à Distância
Leitura e Interpretação de Texto
Filosofia
Fundamentos da Matemática Elementar
Práticas Curriculares I
Introdução ao Cálculo
Psicologia da Educação
Política Educacional da Educação Básica
Representações e Fundamentos geométricos
Práticas Curriculares II
Libras
Cálculo e Aplicações I
Diversidade e Educação
Interfaces da Física com a Matemática I
Novas Tecnologias Aplicadas à Educação
Práticas Curriculares III
Probabilidade e Estatística para Licenciatura I
Cálculo e Aplicações II
Metodologia da Pesquisa I
Interfaces da Física com a Matemática I
Metodologia do Ensino da Matemática I
Desenvolvimento do Pensamento Algébrico e Geométrico
Práticas Curriculares IV
Cálculo e Aplicações III
Interfaces da Física com a matemática II
Probabilidade e Estatística para Licenciatura II
Didática da Matemática I
Vetores e Geometria Analítica
Metodologia do Ensino da Matemática II
Práticas Curriculares V
Cálculo e Aplicações IV
Desenvolvimento Curricular em Matemática
Probabilidade e estatística para Licenciatura III
Didática da Matemática II
Práticas Curriculares VI
História e Filosofia da Ciência
Teoria dos Números
Laboratório de Matemática
Geometria Plana e Espacial
Álgebra Linear e Aplicações
Estágio Curricular Supervisionado Obrigatório I
Práticas Curriculares VII
Análise Matemática para Licenciatura
Metodologia da Pesquisa II
Números e funções na Educação Básica
História da Matemática
Estágio Curricular Supervisionado Obrigatório II
Práticas Curriculares VIII
Atividades Complementares

Pré-Requisitos

Para ingresso na graduação, o candidato deverá ter concluído o ensino médio até a data do início do curso, tendo que apresentar, obrigatoriamente o diploma e histórico desta etapa da educação básica para iniciar a educação superior.
O curso destina-se também a graduados e licenciados em diferentes áreas que queiram ampliar suas reflexões sobre o processo educativo

Diferenciais

Professores altamente engajados;
Professores mestres e doutores;
Biblioteca física e virtual com uma multiplicidade de títulos e possibilidades de pesquisa e aprofundamento.

Mercado de trabalho

Ao término do curso, nosso aluno estará apto a lecionar disciplinas relacionadas às ciências matemáticas em escolas de ensino fundamental e ensino médio, cursos livres, cursinhos de pré-vestibular e preparatório para concursos.

• Também estará apto a produzir materiais didáticos relacionados às ciências matemáticas, além de atuar em pesquisas científicas e laboratórios de ensino.
• Será capaz de transmitir os seus conhecimentos com clareza, ética e consciência, respeitando as aptidões dos alunos e fazendo uso de estratégias, técnicas e metodologias apropriadas ao processo de ensino-aprendizagem.
• Como profissional com licenciatura em matemática, será capaz de coordenar unidades de ensino nas áreas de exatas.

Área de atuação

O campo de atuação dos profissionais com licenciatura em Matemática é bastante amplo e repleto de oportunidades. Você poderá lecionar em escolas de Ensino Fundamental e Médio, organizações sociais, cursos livres e pré-vestibulares. Além disso, você poderá dedicar-se à pesquisa científica e atuar nas áreas de administração e coordenação escolar. Há oportunidades em empresas privadas e organizações públicas. Atua também em pesquisas científicas, em ciências puras e aplicadas, sendo as pesquisas tanto acadêmicas como profissionais.

Duração:

4 anos

Carga Horária:

3.880 horas

Objetivo

Artes visuais é uma área que abrange qualquer forma de representação visual de cor e forma. As representações visuais dramáticas, como cinema, teatro e música, também se encaixam nessa área
Segundo a revista Guida da Carreira, os primeiros cursos foram criados na década de 70 e tinham como objetivo formar educadores de Artes Cênicas, Desenho, Artes Plásticas e Música.
No curso de graduação de Artes Visuais os estudantes apreendem a desenvolver a percepção, reflexão, produção e crítica. Muitas instituições exigem que o futuro aluno passe por uma prova de aptidão, ou prova de Habilidades Específicas.
O curso de Artes visuais possui duração de 4 anos nas Faculdades Paulistanas e grande parte da sua carga horária é composta por matérias práticas de desenho, pintura e imagens digitais, entre outras.

Público Alvo

As artes são, sem dúvidas, um dos segmentos mais belos e criativo nos quais uma pessoa pode escolher para seguir em sua carreira profissional. Os tipos de artes visuais são diversos, estendendo-se desde a fotografia, até pintura, ilustração, tipografia, gravura, arte conceitual e muitos outros que você pode se identificar e seguir carreira.
Para ingresso na graduação, o candidato deverá ter concluído o ensino médio até a data do início do curso, tendo que apresentar, obrigatoriamente o diploma e histórico desta etapa da educação básica para iniciar a educação superior.

Matriz Curricular

Introdução a educação à Distância
Leitura e Interpretação de Texto
Filosofia
Psicologia da Educação
Práticas Curriculares I
Estudos Culturais em Educação
Ludicidade e Desenvolvimento da Pessoa
Política Educacional da Educação Básica
Estética e História da Arte I
Práticas Curriculares II
Estética e História da Arte II
Sistemas de Representação Gráfica I
Diversidade e Educação
Fundamentos da Linguagem Visual
Novas Tecnologias Aplicadas à Educação
Práticas Curriculares III
Libras
Sistemas de Representação Gráfica II
Metodologia da Pesquisa I
Teoria da Imagem
Antropologia e Cultura
Práticas Curriculares IV
Metodologia do Ensino das Linguagens Artísticas I
Pesquisa de Materiais Expressivos
Arte Brasileira e Cultura
Linguagem do Corpo (psicomotricidade e movimento)
Percepção Bidimensional
Fundamentos da Linguagem Digital I
Práticas Curriculares V
Metodologia do Ensino das Linguagens Artísticas II
Atelier de Xilogravura
Fundamentos da Linguagem Digital II
Linguagem Pictórica
Práticas Curriculares VI
Atelier de Serigrafia
Oficina de Criação Tridimensional
Fotografia
Iniciação a Pintura
Escultura
Estágio Curricular Supervisionado Obrigatório I
Práticas Curriculares VII
Arte Urbana
Metodologia da Pesquisa II
Gravuras
Cerâmicas
Estágio Curricular Supervisionado Obrigatório II
Práticas Curriculares VIII
Atividades Complementares

Diferenciais

Biblioteca física e virtual com uma multiplicidade de títulos e possibilidades de pesquisa e aprofundamento;
Laboratório de prototipagem equipado com impressora 3D em parceria com a faculdade FATAC;
Alta empregabilidade no mercado, atendendo as suas demandas específicas.
Professores mestres e doutores.

Mercado de trabalho

Com a atualização do currículo programático e a inclusão das mídias digitais, o mercado de trabalho para o formado no curso de Artes Visuais é promissor. Criatividade e produtividade são as principais características que as empresas esperam desse profissional.

Área de atuação

O campo de trabalho é amplo e quem se forma em Artes Visuais pode trabalhar em áreas como:

Indústria têxtil – Criação de novas estampas e renovação da linha de produtos, entre outras atividades.
Eventos Culturais – Seleção e classificação das obras de uma exposição ou evento cultural.
Restauração – Nesta profissão o objetivo principal é devolver as características originais de objetos de arte antigos ou deteriorados.
Multimídia – Elaboração de vinhetas, desenhos animados ou ilustrações para emissoras de TV, sites ou qualquer forma de exibição pública.
Docência – Os formados em licenciatura podem ser professores no ensino básico (fundamental e médio) em escolas públicas ou privadas. Também é possível lecionar em cursos livres para todas as faixas etárias.

Duração:

4 anos

Carga Horária:

3.880 horas

Objetivo

O curso da FAEP está de acordo com as Diretrizes Curriculares Nacionais para cursos de Matemática, desenvolvendo em nossos alunos seu papel social de educador e a visão acerca da contribuição que a aprendizagem da Matemática pode oferecer à formação dos indivíduos para o exercício de sua cidadania, trabalhando para que o conhecimento matemático seja acessível a todos.
Curso lecionado por professores especializados na área, atuantes no mercado de trabalho.

Público Alvo

Para ingresso na graduação, o candidato deverá ter concluído o ensino médio até a data do início do curso, tendo que apresentar, obrigatoriamente o diploma e histórico desta etapa da educação básica para iniciar a educação superior.
O curso destina-se também a graduados e licenciados em diferentes áreas que queiram ampliar suas reflexões sobre o processo educativo

Matriz Curricular

Introdução a educação à Distância
Leitura e Interpretação de Texto
Filosofia
Fundamentos da Matemática Elementar
Práticas Curriculares I
Introdução ao Cálculo
Psicologia da Educação
Política Educacional da Educação Básica
Representações e Fundamentos geométricos
Práticas Curriculares II
Libras
Cálculo e Aplicações I
Diversidade e Educação
Interfaces da Física com a Matemática I
Novas Tecnologias Aplicadas à Educação
Práticas Curriculares III
Probabilidade e Estatística para Licenciatura I
Cálculo e Aplicações II
Metodologia da Pesquisa I
Interfaces da Física com a Matemática I
Metodologia do Ensino da Matemática I
Desenvolvimento do Pensamento Algébrico e Geométrico
Práticas Curriculares IV
Cálculo e Aplicações III
Interfaces da Física com a matemática II
Probabilidade e Estatística para Licenciatura II
Didática da Matemática I
Vetores e Geometria Analítica
Metodologia do Ensino da Matemática II
Práticas Curriculares V
Cálculo e Aplicações IV
Desenvolvimento Curricular em Matemática
Probabilidade e estatística para Licenciatura III
Didática da Matemática II
Práticas Curriculares VI
História e Filosofia da Ciência
Teoria dos Números
Laboratório de Matemática
Geometria Plana e Espacial
Álgebra Linear e Aplicações
Estágio Curricular Supervisionado Obrigatório I
Práticas Curriculares VII
Análise Matemática para Licenciatura
Metodologia da Pesquisa II
Números e funções na Educação Básica
História da Matemática
Estágio Curricular Supervisionado Obrigatório II
Práticas Curriculares VIII
Atividades Complementares

Pré-Requisitos

Para ingresso na graduação, o candidato deverá ter concluído o ensino médio até a data do início do curso, tendo que apresentar, obrigatoriamente o diploma e histórico desta etapa da educação básica para iniciar a educação superior.
O curso destina-se também a graduados e licenciados em diferentes áreas que queiram ampliar suas reflexões sobre o processo educativo

Diferenciais

Professores altamente engajados;
Professores mestres e doutores;
Biblioteca física e virtual com uma multiplicidade de títulos e possibilidades de pesquisa e aprofundamento.

Mercado de trabalho

Ao término do curso, nosso aluno estará apto a lecionar disciplinas relacionadas às ciências matemáticas em escolas de ensino fundamental e ensino médio, cursos livres, cursinhos de pré-vestibular e preparatório para concursos.

• Também estará apto a produzir materiais didáticos relacionados às ciências matemáticas, além de atuar em pesquisas científicas e laboratórios de ensino.
• Será capaz de transmitir os seus conhecimentos com clareza, ética e consciência, respeitando as aptidões dos alunos e fazendo uso de estratégias, técnicas e metodologias apropriadas ao processo de ensino-aprendizagem.
• Como profissional com licenciatura em matemática, será capaz de coordenar unidades de ensino nas áreas de exatas.

Área de atuação

O campo de atuação dos profissionais com licenciatura em Matemática é bastante amplo e repleto de oportunidades. Você poderá lecionar em escolas de Ensino Fundamental e Médio, organizações sociais, cursos livres e pré-vestibulares. Além disso, você poderá dedicar-se à pesquisa científica e atuar nas áreas de administração e coordenação escolar. Há oportunidades em empresas privadas e organizações públicas. Atua também em pesquisas científicas, em ciências puras e aplicadas, sendo as pesquisas tanto acadêmicas como profissionais.

Duração:

4 anos

Carga Horária:

3.880 horas

Objetivo

Tem por objetivo capacitar o aluno a identificar, por meio de métodos, técnicas e práticas modernas, a importância das pessoas no contexto de uma organização, tornando-o competente para atuar nos diversos subsistemas que integram a área de Recursos Humanos das empresas.

Público Alvo

Planeja e gerencia sistemas de gestão de pessoas, tais como recrutamento e seleção, cargos e salários, treinamento e desenvolvimento, rotinas de pessoal e benefícios. Desenvolve planos de carreira. Promove o desenvolvimento do comportamento individual (motivação), de grupo (negociação, liderança, poder e conflitos) e organizacionais (cultura, estrutura e tecnologias). Planeja programas de qualidade de vida no trabalho. Específica e gerencia sistemas de avaliação de desempenho dos colaboradores da organização. Avalia a necessidade de contratação de novos colaboradores. Avalia e emite parecer técnico em sua área de formação.

Matriz Curricular

1° SEMESTRE
Psicologia e Comportamento organizacional
Teoria Geral das Organizações
Comunicação e Expressão
Matemática Aplicada
Ética e Cidadania (EAD)

2° SEMESTRE
Matemática Financeira
Introdução a Contabilidade
Negociação e Gerenciamento de Conflitos
Gestão de Custos
Fundamentos da Economia
Sociedade Contemporânea e Desenvolvimento Sustentável (EAD)

3° SEMESTRE
Metodologia Científica
Gestão de Pessoas
Princípios Jurídicos nas Organizações
Estatística
Gestão de Competências organizacionais
Cultura e Literatura Africana e Indígena (EAD)

4° SEMESTRE
Cultura e Mudança organizacional
Consultoria em Recursos Humanos
Organizações e Relações de Trabalho
Sistemas de Informações Gerenciais
Saúde, Segurança, Higiene e Medicina do Trabalho (EAD)

Diferenciais

O curso destaca – se pelas diferenças importantes no trabalho de formação:
Pelos profissionais especialistas e com experiência na área de recursos humanos que trabalham situações – problema e discussão de casos reais envolvendo as articulações dentro de uma empresa ou instituição;
Acompanhamento dos alunos para respeitar suas formas de aprendizagem e possibilitar a organização e planejamento de sua carreira.
Produção de pesquisa sobre a realidade corporativa, possibilitando reflexões teóricas e práticas no campo da gestão de recursos humanos.
Biblioteca física e virtual com uma multiplicidade de títulos e possibilidades de pesquisa e aprofundamento
Alta empregabilidade no mercado, atendendo as suas demandas específicas.
Elevado custo benefício: tempo de duração mais curto e certificado com validade.

Mercado de trabalho

As mudanças sociais, econômicas e políticas obrigam as empresas a repensarem as suas formas de participação das pessoas na organização e em suas decisões, colaborando com os objetivos institucionais. neste sentido, abre–se um espaço no mercado de trabalho para um profissional que atue como organizador das demandas referentes à gestão dos recursos humanos.
esse profissional trabalha em empresas de diferentes portes, consultorias e instituições diferenciadas os profissionais que atuam na gestão de recursos humanos podem trabalhar em:

• Planejamento de gestão mais humanizada nas empresas;
• Encontro entre empresas como consultor ou intermediário;
• Ações entre funcionários e destes com a diretoria das empresas, envolvendo dinâmicas e propostas de melhoria nas articulações e gestão de conflitos.

Área de atuação

Empresas de planejamento, desenvolvimento de projetos, assessoramento técnico e consultoria.
Empresas em geral (indústria, comércio e serviços).
Órgãos públicos.
Institutos e Centros de Pesquisa.
Instituições de Ensino, mediante formação requerida pela legislação vigente

Duração:

2anos

Carga Horária:

1.920 horas

Inscreva-se agora

    Inscreva-se agora

      Nós Somos o ITEQ

      A história do ITEQ, Instituto Total de Educação e Qualificação Leste, teve início com a parceria com o INEQ, renomado Instituto Nacional de Educação e Qualificação Profissional. A trajetória do nosso Instituto aderiu aos objetivos de formação continuada dos educadores e profissionais da educação, pois são determinantes para melhoria da qualidade da educação brasileira. Para nós, do ITEQ, a reflexão aliada à teoria, sempre norteou nosso corpo docente a propor formações significativas e melhores cursos para nossos alunos! Nossos professores propõem um currículo mais abrangente aonde o “foco” vai além das disciplinas e atinge uma dimensão real que proporciona uma abordagem mais próxima às situações didáticas e metodológicas de suas salas de aula.