2ª Graduação

Pedagogia - MEC

Objetivo

I – atuar com ética e compromisso com vistas à construção de uma sociedade justa, equânime, igualitária;
II – compreender, cuidar e educar crianças de zero a cinco anos, de forma a contribuir, para o seu desenvolvimento nas dimensões, entre outras, física, psicológica, intelectual, social;
III – fortalecer o desenvolvimento e as aprendizagens de crianças do Ensino Fundamental, assim como daqueles que não tiveram oportunidade de escolarização na idade própria;
IV – trabalhar, em espaços escolares e não-escolares, na promoção da aprendizagem de sujeitos em diferentes fases do desenvolvimento humano, em diversos níveis e modalidades do processo educativo;
V – reconhecer e respeitar as manifestações e necessidades físicas, cognitivas, emocionais, afetivas dos educandos nas suas relações individuais e coletivas;
VI – ensinar Língua Portuguesa, Matemática, Ciências, História, Geografia, Artes, Educação Física, de forma interdisciplinar e adequada às diferentes fases do desenvolvimento humano;
VII – relacionar as linguagens dos meios de comunicação à educação, nos processos didático-pedagógicos, demonstrando domínio das tecnologias de informação e comunicação adequadas ao desenvolvimento de aprendizagens significativas; VIII – promover e facilitar relações de cooperação entre a instituição educativa, a família e a comunidade;
IX – identificar problemas socioculturais e educacionais com postura investigativa, integrativa e propositiva em face de realidades complexas, com vistas a contribuir para superação de exclusões sociais, étnico-raciais, econômicas, culturais, religiosas, políticas e outras;
X – demonstrar consciência da diversidade, respeitando as diferenças de natureza ambiental-ecológica, étnico-racial, de gêneros, faixas geracionais, classes sociais, religiões, necessidades especiais, escolhas sexuais, entre outras;
XI – desenvolver trabalho em equipe, estabelecendo diálogo entre a área educacional e as demais áreas do conhecimento; XII – participar da gestão das instituições contribuindo para elaboração, implementação, coordenação, acompanhamento e avaliação do projeto pedagógico;
XIII – participar da gestão das instituições planejando, executando, acompanhando e avaliando projetos e programas educacionais, em ambientes escolares e não-escolares.

1ª Graduação

Pedagogia - MEC

Objetivo

I – atuar com ética e compromisso com vistas à construção de uma sociedade justa, equânime, igualitária; II – compreender, cuidar e educar crianças de zero a cinco anos, de forma a contribuir, para o seu desenvolvimento nas dimensões, entre outras, física, psicológica, intelectual, social; III – fortalecer o desenvolvimento e as aprendizagens de crianças do Ensino Fundamental, assim como daqueles que não tiveram oportunidade de escolarização na idade própria; IV – trabalhar, em espaços escolares e não-escolares, na promoção da aprendizagem de sujeitos em diferentes fases do desenvolvimento humano, em diversos níveis e modalidades do processo educativo;
V – reconhecer e respeitar as manifestações e necessidades físicas, cognitivas, emocionais, afetivas dos educandos nas suas relações individuais e coletivas; VI – ensinar Língua Portuguesa, Matemática, Ciências, História, Geografia, Artes, Educação Física, de forma interdisciplinar e adequada às diferentes fases do desenvolvimento humano; VII – relacionar as linguagens dos meios de comunicação à educação, nos processos didático-pedagógicos, demonstrando domínio das tecnologias de informação e comunicação adequadas ao desenvolvimento de aprendizagens significativas; VIII – promover e facilitar relações de cooperação entre a instituição educativa, a família e a comunidade; IX – identificar problemas socioculturais e educacionais com postura investigativa, integrativa e propositiva em face de realidades complexas, com vistas a contribuir para superação de exclusões sociais, étnico-raciais, econômicas, culturais, religiosas, políticas e outras; X – demonstrar consciência da diversidade, respeitando as diferenças de natureza ambiental-ecológica, étnico-racial, de gêneros, faixas geracionais, classes sociais, religiões, necessidades especiais, escolhas sexuais, entre outras; XI – desenvolver trabalho em equipe, estabelecendo diálogo entre a área educacional e as demais áreas do conhecimento; XII – participar da gestão das instituições contribuindo para elaboração, implementação, coordenação, acompanhamento e avaliação do projeto pedagógico; XIII – participar da gestão das instituições planejando, executando, acompanhando e avaliando projetos e programas educacionais, em ambientes escolares e não-escolares.

Para ingresso na graduação, o candidato deverá ter concluído o ensino médio até a data do início do curso, tendo que apresentar, obrigatoriamente o diploma e histórico desta etapa da educação básica para iniciar a educação superior.
O curso destina-se também a graduados e licenciados em diferentes áreas que queiram ampliar suas reflexões sobre o processo educativo

Formação profissional que assegura a construções de subsídios teóricos e práticos para refletir sobre o processo educativo, considerando as estruturas micro e macro.
Desenvolvimento de potencialidades e habilidades para o exercício da docência na educação infantil e nos primeiros anos do ensino fundamental.
Organização de um referencial teórico – prático para exercer a gestão educacional em diferentes níveis e modalidades, bem como, integrando os processos de planejamento e execução das políticas públicas.
Projeto político – pedagógico do curso construído com a comunidade educativa, o qual inclui várias instâncias diferenciadas de participação do educando no processo de gestão.
Acompanhamento do processo educativo dos educandos com propostas de apoio e possibilidades de reorganização didática e metodológica.
Biblioteca física e virtual com uma multiplicidade de títulos e possibilidades de pesquisa e aprofundamento.
Alta empregabilidade no mercado, atendendo as suas demandas específicas na área da educação

Em escolas: professor de educação infantil e de ensino fundamental até o quinto ano, incluindo a educação de jovens e adultos e a educação especial, diretor de escola, coordenador pedagógico, orientador educacional e supervisor escolar;

Também estará apto a produzir materiais didáticos relacionados às ciências matemáticas, além de atuar em pesquisas científicas e laboratórios de ensino. Será capaz de transmitir os seus conhecimentos com clareza, ética e consciência, respeitando as aptidões dos alunos e fazendo uso de estratégias, técnicas e metodologias apropriadas ao processo de ensino-aprendizagem.

Em hospitais: professor, recreacionista, coordenador do trabalho pedagógico com crianças internadas

Em empresas: na área de formação de recursos humanos

Em associações, museus, bibliotecas, brinquedotecas, hotéis, clubes, parques, eventos e outros espaços que pretendem trabalhar com intenções educativas de forma profissional.

• Ministrar aulas na educação infantil e no ensino fundamental e em todas as modalidades de ensino: participar de planejamentos, organização e realização de ações e projetos, acompanhando o processo de aprendizagem dos educandos;
• Organizar os processos pedagógicos que, na educação, inclui as questões administrativas na função docente, como diretor, coordenador pedagógico, orientador educacional e supervisor escolar;
• Planejar, organizar ações e executar projetos em diferentes espaços educacionais;
• Planejar e executar a formação de trabalhadores em diferentes empresas, envolvendo o setor de recursos humanos.

Para ingresso na graduação, o candidato deverá ter concluído o ensino médio até a data do início do curso, tendo que apresentar, obrigatoriamente o diploma e histórico desta etapa da educação básica para iniciar a educação superior.
O curso destina-se também a graduados e licenciados em diferentes áreas que queiram ampliar suas reflexões sobre o processo educativo

Formação profissional que assegura a construções de subsídios teóricos e práticos para refletir sobre o processo educativo, considerando as estruturas micro e macro.
Desenvolvimento de potencialidades e habilidades para o exercício da docência na educação infantil e nos primeiros anos do ensino fundamental.
Organização de um referencial teórico – prático para exercer a gestão educacional em diferentes níveis e modalidades, bem como, integrando os processos de planejamento e execução das políticas públicas.
Projeto político – pedagógico do curso construído com a comunidade educativa, o qual inclui várias instâncias diferenciadas de participação do educando no processo de gestão.
Acompanhamento do processo educativo dos educandos com propostas de apoio e possibilidades de reorganização didática e metodológica.
Biblioteca física e virtual com uma multiplicidade de títulos e possibilidades de pesquisa e aprofundamento.
Alta empregabilidade no mercado, atendendo as suas demandas específicas na área da educação

Em escolas: professor de educação infantil e de ensino fundamental até o quinto ano, incluindo a educação de jovens e adultos e a educação especial, diretor de escola, coordenador pedagógico, orientador educacional e supervisor escolar;

Também estará apto a produzir materiais didáticos relacionados às ciências matemáticas, além de atuar em pesquisas científicas e laboratórios de ensino. Será capaz de transmitir os seus conhecimentos com clareza, ética e consciência, respeitando as aptidões dos alunos e fazendo uso de estratégias, técnicas e metodologias apropriadas ao processo de ensino-aprendizagem.

Em hospitais: professor, recreacionista, coordenador do trabalho pedagógico com crianças internadas

Em empresas: na área de formação de recursos humanos

Em associações, museus, bibliotecas, brinquedotecas, hotéis, clubes, parques, eventos e outros espaços que pretendem trabalhar com intenções educativas de forma profissional.

• Ministrar aulas na educação infantil e no ensino fundamental e em todas as modalidades de ensino: participar de planejamentos, organização e realização de ações e projetos, acompanhando o processo de aprendizagem dos educandos;
• Organizar os processos pedagógicos que, na educação, inclui as questões administrativas na função docente, como diretor, coordenador pedagógico, orientador educacional e supervisor escolar;
• Planejar, organizar ações e executar projetos em diferentes espaços educacionais;
• Planejar e executar a formação de trabalhadores em diferentes empresas, envolvendo o setor de recursos humanos.

Carga Horária 3.360 horas

Carga Horária 3.360

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